Testando Capzles

Formação Acadêmica

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Sentimentos, angústias, vitórias,...

Olá, queridos colegas! Fiquem a vontade para colaborar ou não nesta postagem. Mas, ao encerrarmos nossos encontros presenciais – Curso Introdução a Educação Digital, gostaria que aqui postassem algumas palavras com relação ao desenvolvimento de nossos encontros (críticas, sugestões,...), bem como a trajetória de vocês. Como começaram? Como estão se sentindo após nossos 10 encontros presenciais e as atividades realizadas no estudo e prática?

E não deixem de visitar este blog, pois devo abrir um espaço para que continuemos a nos comunicar, tratando questões do Linux Educacional e atividades com alunos nas escolas.

A todos vocês, queridos cursistas, obrigada pela oportunidade de poder compartilhar alguns conhecimentos e com vocês muito aprender, visto que a cada dia estamos aprendendo.

Um abração a todos. Maritânia

16 comentários:

Clair Crizel Brauch disse...

Sou professora da rede estadual e estou realizando o curso com a intensão de poder melhorar as atividades de ensino-aprendizagem em sala de aula. O curso é bom, mas eu encontro dificuldades em menorizar tantas informações novas em pouco tempo.Gostaria que as atividades fossem feitas todas em aula e com maior tempo para exercitar cada uma, pois assim temos apenas a noção do uso e não me sinto segura para utilizar com os alunos e até mesmo fazer as atividades a distância.

Prof. Luis Gravato disse...

As possibilidades da informática educativa, o uso de TIC, foram uma oportunidade nova de ampliar as ferramentas de trabalho. Agora nos resta levar a diante este verdadeiro movimento pela inclusão digital começando pela requisição de aparelhamento de nossas escolas e o continuo investimento em formação profissional para que possamos continuar a nos qualificar e aperfeiçoar cada vez mais, nos habilitando a multiplicar este trabalho como projeto do plano pedagógico de nossas escolas. Quanto a aprendizagem durante o curso, diria que são muitas informações e a cada aula coisas novas nos deixam eufóricos diante a cada descoberta que nos envolve. Com tantas informações novas e apenas um encontro semanal, haja memória, portanto a fixação necessária a aprendizagem fica superficial e nos deixa com muitas dúvidas que se acumulam na medida que o curso avança. Gostaria que os exercícios realizados em aula podessem ser repitidos a distância, nos possibilitando acertar ou errar sendo revizados na aula seguinte com orientação de procedimentos e tira dúvidas. As aulas a distância são interessantes. Faltou um quadro branco na sala de aula bem colocado em uma posição que facilitasse a observação por parte dos cursistas das anotações e explicações, assim permitindo tambêm mais comodidade ao professor(a) formador(a) para a transmição de conhecimento, informações e comentários complementares aos cursistas. O material em CD é elucidativo, mas seria bom que os alunos podessem recebê-lo em livro para acompanhmento simultâneo das aulas, como roteiro. Quanto a carga horária diária foi bom para nos dar uma boa noção. Espero a continuida desta qualificação para cada vez mais possa dominar as ferramentas para o desenvolvimento do conhecimentos através das tecnologias da informação e da comunicação, através das midias que podem nos permitir aprimorar o ensino-aprendizagem.

Maninha disse...

O curso de linux educacional pra mim foi muito além das minhas expectativas, achei excelente a forma que estamos aprendendo a trabalhar com novas ferramentas, através da internet, podendo melhorar a nossa comunicação com os alunos e propiciando uma maneira mais gostosa de trocar idéias, dessa forma todos aprendem coisas novas.

danilo disse...

Na minha opinião, o curso é muito interessante, claro que temos que levar em consideração a carga horária reduzida, e o grande fluxo de informações num pouco espaço de tempo, são fatores de dificuldade para os cursistas com pouca experiência em internet. Porém nada que com dedicação e interesse não se supere. Gostei muito das atividades ministradas por nossa Formadora, tanto as presenciais, como as a distância, me deu mais segurança no uso das ferramentas, bem como o conhecimento de novas.Como sugestões, diria que com um acréscimo na quantidade de encontros presenciais facilitaria, e muito para os cursistas absorverem a quantidade de informações ministradas pelo formador.Fora isso, só tenho a parabenizar aos idealizadores deste ótimo projeto de inclusão digital, e também aos Formadores, em especial a nossa Formadora, professora Maritânia, que sempre com gentileza e firmeza em todo o conteúdo do curso, soube de nos passar todas as informações necessárias para sanar nossas dúvidas.Espero que este projeto tenha continuidade, e além de nos ensinar coisas novas, façam também um sistema de atualização a todos.

Professora Adriana disse...

Os conhecimentos adquiridos foram de grande valia, mas precisava de mais encontros presenciais para que pudessemos exercitar as tarefas propostas com mais segurança.

Cleni Winkel Marques disse...

Ao término do curso fica a certeza de que aprendi além das minhas expectativas; o referido ocorreu de uma forma dinâmica, o que tornou os encontros prazerosos, e deixa a vontade de continuarmos.
Aprofessora está de parabéns e eu também pela oportunidade que tive de participação no mesmo.

Cleni Winkel Marques disse...

Sou professora de geografia, e com este curso, hoje sei que posso aplicar os conhecimentos adquiridos no mesmo, qualificando minhas aulas,tenho procurado exercitar o máximo possível, nas minhas horas vagas, no laboratório da escola, já que em casa não tenho o programa linux.
Só tenho a agradecer a professora Maritânia que conduziu este curso de uma maneira prática.
Me sinto gratificada ao término deste, pois o mesmo superou minhas expectativas.

Márcia Cerqueira disse...

Ainda tenho bastante dificuldade em fazer as tarefas solicitadas.

Tania Rosimeri Iglécias Sales disse...

O curso do linux para mim foi de grande importância, tive a oportunidade de ter uma pessoa dinâmica como instrutora, mas acredito que é um trabalho que deve ter continuidade.Abraços...

Profª Irací disse...

Adorei fazer o curso do linux educacional.É tão bom desafiar-nos e provocar em nós essas "benditas"angústias e preocupações que nos inquietam e quando conseguimosdá uma sensação maravilhosa de ter aprendido,se bem que em informática aprende-se todos os dias.O ambiente, os colegas,ser aluno e nos colocarmos no lugar de nossas crianças é favorável para rever conceitos e atitudes que, às vezes tomamos sem pensar muito em sala de aula.A dialética nos propicia a oportunidade de crescer,melhorarmo enquanto educadores,fazer amizades,rever antigos colegas,perder o sono quando pensamos que não vamos dar conta da tarefa solicitada.Quantas vezes exigimos do nosso aluno porque acreditamos que ele pode superar-se?Nós também deveríamos estarmos sempre na posição de aprendente para tornarmo-nos mais humanos,mais compreensivos.Gostaria de poder voltar novamente ao curso;sempre precisamos de idéias,sugestões para melhorarmos nossa prática pedagógica.Um abraço!Iraci

PROF LUISCAU disse...

estou muito contente em podermos nos comunicar outra vez, tenho uma coisa a dizer,"sempre estamos em constante aprendizagem, ninguem é alto suficiente que não tenha algo a aprender", aprendi muito em nosso curso, e espero, que tenham aprendido um pouco comigo.....abç
obs: espero que tenhamos novos encontros.
abrigado

Gisele Caldas Emigdio Evaristo disse...

Acredito que a angústia é um sentimento que nos acompanha em todos os momentos de nossa vida e sem ela nao alcançaríamos nossas vitórias. Agradeço pela oportunidade de ter aprendido mais durante o curso e agora continua a angústia por praticar a cada dia com os alunos esta novidade nas minhas aulas.

Carminha disse...

Concordo com os colegas que estamos sempre aprendendo e que, na colaboração e participação das atividades de cursos como este, crescemos muito. Aprendi muitas coisas novas durante o curso ministrado pela nossa querida Maritânia.
Achei que o conteúdo desenvolvido no curso foi bastante amplo para a carga horária de 40h, mas dessa forma os colegas puderam vivenciar uma boa variedade opções na utilização das ferramentas proporcionadas pelo Computador/Internet e, principalmente, pelo Software Livre, já que muitos ficam preocupados com o desconhecimento em relação ao Linux, por acharem que seu uso será muito complicado e difícil, o que não deixa de um mero tabu.
Abraços
Carminha

Ivana Gonçalves Rebhahn disse...

O curso Linux foi muito interessante e abriu horizontes para trabalhar com os alunos, o meu blog está ficando legal e os alunos estão participando.
Obrigada pelo carinho, atenção e pela paciência.
Abraços
Ivana - Turma 13 - Arroio Grande

Profª Niviane Schwartz disse...

Fazendo uma leitura do curso, posso dizer que em poucos encontros recebemos uma bagagem riquíssima, conhecimentos que levados às nossas escolas ajudarão muito no enriquecimento de nossas práticas, conhecimentos que há muito professores e alunos esperavam, tanto quanto ter acesso à informática através dos laboratórios nas escolas. Com isso sinto-me um "vírus" que ao chegar na escola desejará contaminar a todos com idéias e projetos inovadores de forma a contaminar também os alunos com o mesmo desejo de renovar a prática escolar.

disse...

Que pena que acabou! É exatamente este o sentimento que fica ao final do curso. Acredito que isto acontece porque a educação digital envolve um mundo de possibilidades, do qual vislumbramos apenas algumas. Creio igualmente que foi dado o primeiro passo, e que cabe a nós, professores cursistas, prosseguirmos a partir daqui num caminho que não se encerra, pois a cada dia nos serão apresentadas novas alternativas de interação e aprendizado através da informática. A proposta do curso é ótima, mas acredito que a carga horária poderia ser ampliada, o que qualificaria ainda mais nossa formação e, conseqüentemente, o trabalho com a educação digital. Por outro lado percebo, como o próprio nome do curso revela, que esta foi uma introdução, que nos insere na educação digital e, ao mesmo tempo, nos instiga a buscar mais conhecimentos, a ampliar nosso repertório para poder educar nossos alunos e promover a tão esperada – e necessária, inclusão digital.