Testando Capzles

Formação Acadêmica

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Cooperação e interação em rede

Olá!!! Estamos agora tratando da Unidade 8 - Cooperação e interação em rede - ProInfo Integrado.
Acesse o seguinte link, pense sobre os questionamentos e contribua com seu comentário, neste blog.

http://www.slideshare.net/maritania.linux/cooperao-e-interao-em-rede-presentation

43 comentários:

Jossemar de Matos Theisen disse...

Os blogs podem ajudar muito na nossa prática escolar,depende do encaminhamento realizado pelo professor. Uma vez que a Web tem diferentes recursos que podem auxiliar no cotidiano escolar, é preciso utilizá-los para formação de nossos estudantes, pois o blog permite um espaço para todos interagir, proporciona reflexões,faz com que todos possam discutir e compartilhar sobre vários assuntos. O blog é um grande instrumento para educação e pode ser muito significativo para nosso aluno porque faz com que ele construa seu próprio blog com seu estilo, abre múltiplas possibilidades.

profª Maria de Fátima Caetano disse...

Penso que o blog é uma ferramenta muito útil no processo de ensino aprendizagem, pois ele oferece um mundo de facilidades, além de possibilitar uma verdadeira aprendizagem colaborativa.Mas particularmente nunca tinha pensado a criação de um blog na minha prática(trabalho com 1ºano do ensino de 9 anos).Hoje conhecendo melhor esta ferramenta, através deste curso, vendo que o blog é mais que um ambiente de armazanamento virtual, que minhas contribuições podem contribuir e poderei receber contribuição de outras pessoas que como eu trabalham ou tenham vontade de trabalhar com o primeiro ano do ensino de nove, resolvi, criar um blog para registrar o meu dia a dia,a construção de um currículo vivo.
Estou começando este desafio e espero poder colaborar e receber muitas colaborações.

Maritânia Bassi Ferreira disse...

A revolução na educação se dará pelo acesso à tecnologia. As escolas terão que se adequar, o poder público terá que destinar recursos para equipá-las, moderniza-las e não é só criar um laboratório com dez ou vinte computadores não, é muito mais do que isso. Queremos nosso aluno interessado, criando, pensando, analisando, enfim, torná-lo capaz de superar as espectativas deles e dos educadores, criando um outro perfil de cultura educacional no Brasil.
lenir almeida caruccio, participando com e-mail da formadora

















haverá tanta evasão,teremos alunos pensantes, críticos,

Clair Crizel Brauch disse...

É muito oportuno o uso de blogs no processo ensino-aprendizagem, pois é uma ferramenta atual e altamente eficaz no que diz respeito a troca de informações, tanto de professor para professor, como de professor para aluno, e vice-versa. A troca de informações é instantânea e pode ser atualizada a qualquer momento. A grande desvantagem é que ainda é uma tecnologia que não é acessível a uma parcela da população menos favorecida.

Por Clair e Albino

naira lucia garcia disse...

Realmente existem muitas alternativas e o blog é uma delas, com ele podemos fazer de um pequeno texto um trabalho bem complexo envolvendo várias pessoas contribuindo para a qualidade do trabalho.

Adriana Bandeira disse...

Através do que foi visto, podemos perceber que os blogs podem ser um espaço de pesquisa compartilhada, onde pessoas de vários lugares podem construir conceitos conjuntamente.
Adriana e Carla

Cacapereira disse...

Utilizar a Internet de forma coerente pode facilitar o processo educacional. O professor que dispõe dos recursos encontrados na mídia eletrônica torna as suas aulas mais atrativas e prazerosas. Além disso dispõe de melhor organização e armazenamento de materiais necessário ao uso diário e contínuo.

sara disse...

A velocidade com que vem se transformando as tecnologias, está exigindo dos educadores constante capacitação e atualização, para que possam dar conta do seu cotidiano em sala de aula, seja ela presencial ou a distância. Quando estamos numa sala de aula virtual, por exemplo, precisamos ter o domínio das tecnologias de informação e comunicação. Entretanto, esse domínio de ferramentas já não é suficiente, pois precisamos trabalhar de forma diferenciada daquela que utilizamos numa sala de aula presencial. É necessário que a aprendizagem colaborativa e cooperativa seja estimulada entre os alunos de forma que a internalização do conhecimento não seja só de pessoa a pessoa, na sua individualidade, mas compartilhada e enriquecida com a experiência de cada um. Esse é o desafio de todos nós educadores do século XXI.

Prof. Luis Gravato disse...

Os blogs nos abrem um mundo de possibilidades. Nos põem a pensar sobre a diversidade de modelos mentais que as interações provocam. Com certeza é mais do que simplesmente manuseio ou uso superficial de recursos, nos exige reflexão para interagir, cooperar. Não se resume somente a coletar informações, é um processo dinâmico para as redes neurais que nos leva a formas diferenciadas de organização mental. O blog é mais que um ambiente para acumular informações é um local de metamorfose do conhecimento. É uma ferramenta para reflexão e elaboração de pensares.

portelinhavaleria disse...

Penso que o blog possa ser aquele toque de Midas que procuramos para despertar em boa parte de nossos alunos o interesse pelos assuntos desenvolvidos em sala-de-aula, pois através de este instrumento trazemos o mundo para nosso espaço escolar.

Débora disse...

Com certeza o objetivo de nos incluir no mundo digital educacional foi alcançado. Percebemos que precisamos não só sabermos utilizar as tecnologias, mas também usá-las de forma crítica, criativa e coerente com nosso trabalho na educação. Abraços, DEBINHA

Elisabete Ribeiro disse...

O Blog é um recurso muito interessante, pois promove a aprendizagem por interação contínua de professor-estudante, estudante-estudante.
Além disso proporciona a conexão com novas curiosidades, novos interesses que promovem novos conhecimentos.
Desse modo, cria-se uma rede em que um conhecimento leva a uma nova curiosidade que proporcionará um novo conhecimento.
Izabel e Bete

Anônimo disse...

Penso que a educação já tem sua base: o processo ensino aprendizagem; este enriquecido por muitas variáveis, sendo uma delas a informação digital.
Os blogs podem ser um ótimo recurso de nossas práticas, pois vem contribuir com uma parcela muito grande de informação, além de disseminar esta informação de maneira quase que instantânea, o que nos dias de hoje é essencial.
Também dá condições ao nosso aluno de poder participar deste mundo virtual de informações, com a suas características, seu próprio "que", sua identidade.

anachristinapassos disse...

Meu comentário sobre os blogs: é muito interessante , permite um maior uso da cabeça, coletivamente éramos (e ainda somos) muito limitados.Temos que considerar que o H desenvolveu muito a mente, o intelecto,... mas está atras nas dimensões emocionais, sentimentais, espiritual, estão tem equilibrar este ..........Hoje não posso perder tempo com blog.Posso ficar para traz na aula.

taniatrautmann disse...

Os conhecimentos que recebemos são muito importantes para o nosso trabalho de educador

Professora Adriana disse...

O blog é um espaço para interação entre educador e educando permitindo a discussão sobre determinado assunto pre-estabelecido; oferecendo um mundo de facilidades além de possibilitar uma verdadeira aprendizagem cooperativa.
Adriana e Cleni.

danilo disse...

Penso que a utilização dos blogs podem nos ajudar e muito com o nosso trabalho na educação.Porém devemos ficar atentos as diferentes possibilidades oferecidas e tentar utilizar toda essa tecnologia de forma não só criativa, mas também de forma coerente com o papel de educador.

PROF LUISCAU disse...

É muito importante para compartilhar informações, descobertas e novidades que possam interessar a todos que tenham os mesmos objetivos ou interesses em que a participação é muito importante para que haja a educação propriamente dita.

Profª Irací disse...

Penso que os blogs são úteis, porém,isso requer um planejamento,objetivos claros,domínio por parte do professor para orientar devidamente os alunos na tarefa de pesquisar. É importante saber usar essa ferramenta para decidir o que é mais importante,saber selecionar para não perder tempo em meio a tanta informação.Também existem disciplinas mais favorecidas do que outras para esse recurso; na matemática por exemplo,tenho dificuldade para adequar o conteúdo.

Fátima Silveira disse...

Atividades que muitas vezes consideramos simples, corriqueiras se transformam num espetáculo visualizadas nos blogs e oferecem participação conjunta de todos envolvidos num determinado tema, gerando interesse, motivação e capacidade de interagir.
Fátima e Gisele (Turma 7)

Fernanda Vieira Ávila Pereira disse...

Observamos que muito enfatiza-se as novas tecnologias, mas, não sabemos como utilizar com fins didáticos.Como ex., o blog, recurso interessante, de armazenamneto e trocas.
A questão para nós é:como trabalhar essa tic com os alunos, nas áreas em que atuamos?
Comentários de Fernanda e Maura.

Márcia Cerqueira disse...

É muito interessante poder dispor de vários processos de aprendizagem, podendo compartilhar essa evolução da tecnologia (blog).

Carminha disse...

O uso de blogs na educação, além de promover a interação, a cooperação e despertar o interesse pela aprendizagem, também provocam um grande estímulo, por colocarem em evidência, na rede, seus atores e autores (alunos), fazendo com que se sintam importantes.

Ana Helena disse...

Os blogs possuem várias possibilidades de utilização na educação e acima de tudo deve-se destacar o seu papel de incentivador para os professores e alunos que desenvolvem projetos na escola, pois quando o projeto é postado todos se sentem valorizados e estimulados a continuarem trabalhando cada vez mais e melhor.

Gilvana Coelho da Luz Machado disse...

Os blogs, além de ser úteis no processo ensino/aprendizagem, servindo de estímulo aos educandos, são uma ajuda ao próprio pc, quando se trata de espaço no hd. É uma maneira simples de guardar documentos e compartilhá-los com o público interessado.


Ceminha e Gil

Carlos José de Azevedo Machado disse...

A utilização de blogs, sem dúvida, ajuda muito no aprofundamento de idéias e na aprendizagem de conteúdos, quando bem trabalhados pelo professor. Como tudo, é claro, os blogs devem ser bem utilizados, com os devidos cuidados. Em outras palavras: eu gosto de chocolate, mas se como 1 kl deste produto, possívelmente eu tenha uma congestão, e passe a odia-lo por uma bom tempo. O uso descuidado de um blog também pode nos causar transtornos. Demais, é só trabalhar de forma inteligente. Mais cometários, futuramente no meu blog:cjmaninho.blogspolt.com

Ana Paula Ziemer Camera disse...

O blog é uma ferramenta da net, especial pois atravéz dele podemos divulgar de forma colaborativa os nossos trabalhos e projetos, esperando desta forma poder auxiliar, com as nossas experiências e vivências, assim como também poder colher dados importantes que nos ajudem em nossos objetivos. Portanto, é gratificante poder contar com este instrumento de trabalho e fazer dele mais um objeto de transformação cultural.
Aninha (turma 7)

Fernanda Vieira Ávila Pereira disse...

OLá colegas!
Adorei as aulas presenciais.
Lendo um material para o Curso Mídias, achei um blog específico sobre tecnologias em educação, e retirei esse texto. Espero que contribua para reflexão.

Computador e Educacão? Uma ótima combinação

O texto escrito por Marise Schmidt Veiga traz uma primeira idéia de que o computador é uma presença marcante das novas tecnologias no nosso cotidiano e por conseqüência na escola. A boa utilização deste na escola é uma ferramenta para aprendizagem, que pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades intelectuais e cognitivas.
Porém, de acordo com autora a introdução de computadores nas escolas não é, nem virá a ser, uma solução para os problemas que afligem a educação. O computador somente não salvará o ensino. Ele pode educar, mas também deseducar dependendo da maneira como será utilizado. Ele não substitui a inteligência e a criatividade que são inerentes ao seres humanos, apenas às desenvolve.
O texto sugere a aprendizagem por meio de projetos, e apresenta alguns resultados de trabalhos com as séries iniciais, mas ressalta que o trabalho não é necessariamente realizado somente no ambiente computacional, mas também fora dele. Com esse trabalho a autora afirma que há a ação, a participação do aluno no seu processo de produzir, de trocar informações, enfim, de construção de conhecimento.
Acredito na afirmação feita pela autora “Computador e educação? Uma ótima combinação”, no entanto ensinar no e com o computador só atinge resultados significativos quando ele está integrado em um contexto estrutural de mudança do ensino-aprendizagem, onde professores e alunos vivenciam processos de comunicação abertos, de participação interpessoal e grupal efetivos. Caso contrário, o computador será uma tecnologia a mais, que reforçará as formas tradicionais de ensino.

Para acessarem o link, digite: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/inedu01.htm

posted

Gilvana Coelho da Luz Machado disse...

A participação e o acesso nos blogs contribui para que várias atividades sejam compartilhadas por todos os professores e alunos que tenham interesse no assunto trabalhado. A utização de slides é bastante interessante pois proporciona a visualização da imagem e do texto.

Marcia disse...

É necessário ter um olhar diferente para a tecnologia.O blog permite uma socialização de idéias que vão sendo acrescidas a cada troca, são conceitos que vão ampliando-se e que fazem a diferença quando é realizada essa troca. Nós queremos essas possibilidades...interagir e cooperar.
Turma 13- Marlete, Márcia Cunha e Tania

juju disse...

Muito bom o comentário feito,pois, mostrou uma visão geral da importância dos educadores estarem bem atualizados e usando tecnologias no seu cotidiano professor x aluno e na sua vida pessoal.

Paola, Juliana e Adriana

biblioteca disse...

Acreditamos que utilizando a internet de forma responsável facilita a troca de informações e, através desta,podemos refletir a nossa prática docente.

Sibele, Fátima,Tânia,Maria celi

Marilete disse...

Olá colegas, este curso foi muito significativo para mim, porque reforçou o meu pensamento na importância das mídias em sala de aula e me deu maiores condições de organizar minhas atividades, Por outro lado, também me propiciou realizar um antigo sonho, que era de compartilhar o que sei e aprendi do uso das TICs com meus colegas professores e auxiliá-los neste inclusão digital, paralelamente a este curso começamos a Carmen Leda e eu, em Pinheiro Machado, nosso município a formação de 20 colegas, onde já estamos na unidade 6 e estamos obsevando que nossos colegas estão super entusiasmados. Neste momento, só tenho a agradecer a Maritânia pelo empenho e dedicação na elaboração deste curso. Muito obrigada e segue em frente. Grande abraço.
Marilete

Marilete disse...

Olá colegas, este curso foi muito significativo para mim, porque reforçou o meu pensamento na importância das mídias em sala de aula e me deu maiores condições de organizar minhas atividades, Por outro lado, também me propiciou realizar um antigo sonho, que era de compartilhar o que sei e aprendi do uso das TICs com meus colegas professores e auxiliá-los neste inclusão digital, paralelamente a este curso começamos a Carmen Leda e eu, em Pinheiro Machado, nosso município a formação de 20 colegas, onde já estamos na unidade 6 e estamos obsevando que nossos colegas estão super entusiasmados. Neste momento, só tenho a agradecer a Maritânia pelo empenho e dedicação na elaboração deste curso. Muito obrigada e segue em frente. Grande abraço.
Marilete

Marilete disse...

Olá colegas, este curso foi muito significativo para mim, porque reforçou o meu pensamento na importância das mídias em sala de aula e me deu maiores condições de organizar minhas atividades, Por outro lado, também me propiciou realizar um antigo sonho, que era de compartilhar o que sei e aprendi do uso das TICs com meus colegas professores e auxiliá-los neste inclusão digital, paralelamente a este curso começamos a Carmen Leda e eu, em Pinheiro Machado, nosso município a formação de 20 colegas, onde já estamos na unidade 6 e estamos obsevando que nossos colegas estão super entusiasmados. Neste momento, só tenho a agradecer a Maritânia pelo empenho e dedicação na elaboração deste curso. Muito obrigada e segue em frente. Grande abraço.
Marilete

Sheila (Cursista Linux Educacional) disse...

Acredito que a internet na escola deve ser bem pensada e planejada, pois assim como pode facilitar a vida dos professores, pode atrapalhar, visto que há muitos conteúdos de pouco fundamento ou até mesmo inadequados. O blog é uma das melhores maneiras de direcionar o estudo aos nossos objetivos e de certa forma forma, pode-se "revisar" o que os nossos alunos estão postando. Nós, professores devemos instigar o censo crítico deles ao usar a internet

Marilete disse...

Olá colegas, este curso foi muito significativo para mim, porque reforçou o meu pensamento na importância das mídias em sala de aula e me deu maiores condições de organizar minhas atividades, Por outro lado, também me propiciou realizar um antigo sonho, que era de compartilhar o que sei e aprendi do uso das TICs com meus colegas professores e auxiliá-los neste inclusão digital, paralelamente a este curso começamos a Carmen Leda e eu, em Pinheiro Machado, nosso município a formação de 20 colegas, onde já estamos na unidade 6 e estamos obsevando que nossos colegas estão super entusiasmados. Neste momento, só tenho a agradecer a Maritânia pelo empenho e dedicação na elaboração deste curso. Muito obrigada e segue em frente. Grande abraço.
Marilete

Jussara Paiva da Silva disse...

Jussara da Silva, disse: Os blogs são uma oportunidade de postar comentários, interagir com os outros e divulgar assuntos recentes.Também auxilia o professor no seu trabalho, pois pode postar tarefas para os alunos e torná-las mais interessantes para que eles tenham curiosidade em respondê-las.

Blog Oliveira disse...

Os blogs serão um desafio para professores de nosso Município, porque eles terão que revolucionar seus conhecimentos, práticas que a web está oferecendo. É uma ferramenta útil, que vai nos ajudar a desenvolver a aprendizagem, a escrita e acima de tudo buscar o interesse do nosso alunado para a leitura, a criação de textos e imagens, possibilitando inúmeras escolhas de criatividade.

Profª Niviane Schwartz disse...

O curso de Linux Educacional, abriu um leque de oportunidades que levaremos para nossas escolas, novidades que há muito são esperadas pelos alunos, professores e comunidade escolar. O uso do blog é uma das ferramentas que apresndemos a utilizar de forma educacional, de a contribuir para a construção do conhecimento dos alunos. Espero que muitos outros colegas aproveitem a oportunidade.

Cecília Boanova disse...

Refletir sobre o uso da Internet é tão importante quanto utiliza-lá. Para os professores que têm como meta multiplicar as ações da inclusão digital deverão orientar os alunos sempre para uma ação reflexivas das práticas propostas pelo professor ou pelo grupo. O blog, o forúm e as listas de discussões abarcam amplas possibilidades de trabalhar os conhecimentos nos diferentes níveis educacionais.
Além das ações territorializadas da própria comunidade temos a possibilidade de ter a colaboração de pessoas de outros lugares.
A Internet está configurada como a maior e mais potente ferramenta da sociedade da informação.
Temos que lutar para ter acesso em nossas escolas tornando assim a comunidade escolar dona das possibilidades nesta sociedade altamente cambiante.

Tatiane Pacheco Fernandes disse...

Em minhas atividades, tento utilizar o maior número de ferramentas, com a finalidade de ampliar e aprimorar minha prática como educadora.
Estou conhecendo este recurso, o blog, pelo curso da NTE, e com certeza será um aliado para troca de experiências e dados com colegas e principalmente com os alunos!

disse...

Ao lançar mão do uso das tecnologias, particularmente no trabalho com a internet na educação, compete a nós, professores, resignificar o seu uso por nossos alunos, apresentando novas possibilidades de interação, orientando para que tirem o máximo proveito dela,e também alertando para o devido cuidado em sua utilização(netiqueta). Ao propiciar esta reflexão, se extrapola o mero ensino do domínio operacional do computador, promovendo um repensar sobre a importância das TICs, seus limites e inúmeras possibilidades, de forma que estes se transformem em verdadeiros instrumentos pedagógicos, promotores de aprendizagens significativas.

Mª Verônica Roldán Pinto - Turma 15