Testando Capzles

Formação Acadêmica

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Algumas produções no curso

Olá, pessoal! Neste espaço, vamos compartilhar com os colegas, postando uma (ou parte de uma) de suas produções/reflexões realizadas durante o Curso Introdução a Educação Digital – 40 h – ProInfo Integrado, turmas: 1, 5, 7, 13, 14 e 15. Você poderá também, criar uma nova atividade e aqui postar, de acordo com as atividades desenvolvidas em nossos encontros presenciais ou atividades do Guia do aluno. Por favor, não deixe de identificar a que unidade se refere sua produção.
Dica: poderá ser uma postagem do fórum educarede, o conteúdo de um e-mail, um texto, conteúdo de uma apresentação, ou uma apresentação, uma postagem de seu blog,..., algo interessante.

15 comentários:

Cacapereira disse...

Avaliação e Auto-avaliação do curso

Sou professora de séries iniciais, e trabalho em uma escola municipal de ensino de 1º grau no município de
Capão do Leão.
Minha escolha profissional foi bastante consciente, e por vocação.
Gosto muito do que faço e dedico-me ao máximo; também sou exigente comigo e, às vezes resta pouco tempo pra mim e para outras coisas que também gosto de fazer.
Meus alunos são todos muito especiais. Vibro com eles a cada aprendizado, em cada evolução. Busco sempre o melhor a eles. Crio e recrio, brinco, converso e invento...
Achei o curso interessante e enriquecedor, e, pensando nos alunos resolvi faze-lo.
Tenho pouco tempo para atividades extras e também noções básicas de computador, mas meu esforço é imenso. Saber que posso fazer uso das mídias e tecnologias, transformando ao acesso viável e rico ao meu aluno, me fascinou. O curso está me mostrando isso, e hoje vejo que é possível aprender sempre, e tenho comigo sempre essa garra de repassar o que é saudável e formativo.
O curso é ótimo. O convívio com os colegas e a dedicação da professora também.
A participação, vibração; o ensaio e erro fazem parte da busca do saber.
Estou muito feliz em participar do curso.
Fui presente as aulas, interessada e pontual. Confesso que algumas vezes me preocupei e achei que não ia dar conta dos temas. Foi maravilhoso!
Valeu a pena!

Albino disse...

Estou gostando do curso, novos conhecimentos vão se assimilando aos já adquiridos, e o que é mais importante para um educador, estou aprendendo como utilizá-los no processo ensino-aprendizagem junto de meus alunops e até de colegas que as vezem buscam alguma informação.

Sarajane disse...

Conforme pedido estamos postando um trabalho realizado em aula.
Lia Marta e Sarajane

Unidade 3
Nomes: Lia Marta e Sarajane
Data: 18/08/08

A evolução dos meios de comunicação

Muitas vezes ao pararmos para pensar, não conseguimos entender como as pessoas conseguiam viver sem todas as facilidades que a tecnologia nos proporciona.
Num passado não muito distante as informações demoravam muito tempo para chegar ao seu destino. Hoje, em questão de segundos, temos respostas a perguntas feitas a
colegas que estão do outro lado do mundo.
Os meios de comunicação vêm facilitar nossas vidas, seja no trabalho, no lazer...
Negar sua utilização, é negar nossa própria evolução.

Este curso apresenta-nos opções de trabalho para que possamos tornar nossas aulas mais atrativas e aproximarmo-nos mais da realidade de nossos alunos.

Profª Maninha disse...

A TECNOLOGIA É FUNDAMENTAL EM NOSSAS VIDAS, NOS PROPORCIONA
INFORMAÇÃO INSTANTÂNEA, MAIS CONFORTO EM NOSSOS LARES, MELHORA A QUALIDADE DE NOSSO TRABALHO.
AS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO NOS POSSIBILITAM INTERCÂMBIO COM PROFESSORES DAS MAIS DIVERSAS ÁREAS DE ENSINO E REGIÕES DO PAÍS, PERMITINDO-NOS, EXPRESSAR NOSSAS DÚVIDAS E OPINIÕES COM OS COLEGAS. E TAMBÉM NOS PERMITE INTERAGIR COM OS ALUNOS ESTREITANDO NOSSO RELACIONAMENTO E TROCAR CONHECIMENTOS NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS.

Professora Adriana disse...

Sou professora de Ed. Artística, por isso amei fazer slaides. Essa produção foi um sucesso!!!!

danilo disse...

Unidade 4: O site abaixo no meu
entendimento é de muita utilidade, na questão da etiqueta na internet, nos ensinando varias formas de se comunicar na internet com etiqueta. Por isso indico a todos sempre que necessário.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta

Comentário:
Acho que uma das coisas mais importantes abordadas no curso, é a questão da netiqueta, porque se vamos fazer intercâmbios com professores e alunos, devemos fazer dentro de certas normas.

Débora disse...

Avaliação do curso:
Estou adorando o curso, o material é de ótima qualidade, as aulas foram bastante práticas e dinâmicas, nos fazendo perceber o quanto é viável a utilização da Internet em nossas aulas, desde o planejamento. A professora é ótima, sempre disposta a esclarecer dúvidas e propondo desafios para quem já concluiu as tarefas seguir buscando mais. Abraço a todos, foi um prazer conviver e aprender com vocês!

Carminha disse...

Trabalho no Instituto Estadual de Educação Espírito Santo – Jaguarão/RS, desempenhando as funções de responsável pelo setor de pessoal e pelo Laboratório de Informática da escola.
Como desempenho duas atividades, nem sempre consigo realizar tudo o que planejo ou desejo.
Em atividade na SI trabalho com alunos de várias faixas etárias, mas os campeões de utilização desse espaço são os anos do 3º e 4º Normal (entre 15 e 20 anos) e a 3ª série do Ensino Fundamental (entre 8 e 11 anos). As turmas do curso Normal têm um menor número de alunos, já os alunos do Ensino Médio usam menos porque são turmas muito grandes e já se torna mais difícil trabalhar somente com 10 computadores.
Gosto muito de participar como colaboradora no desenvolvimento de projetos que envolvem as NTICs mas também já tive experiência em oficinas de inclusão digital para os docentes da escola.
Gosto muito de trabalhos de colaboração e intercâmbio, como o nosso “Jornal Espírito do Saber” (impresso e digital), de participar nos projetos dos colegas e de blogar.
Carminha

Profª Irací disse...

Trabalho no Instituto Estadual de Educação Espírito Santo,estou fazendo o linux educacional 40h e penso que está sendo muito útil fazer esse curso,tenho aprendido bastante.Já neste momento do curso,pergunto-me porque não iniciei antes;é fundamental,hoje, dominar a tecnologia,já que vivemos numa época em que quase tudo é informatizado.O curso é muito bom!Vale a pena fazê-lo.Iraci

Ana Paula Ziemer Camera disse...

O curso pode me acrescentar muitas novidades na informática. Por falta de tempo, aprendi somente o que me parecia necessário as minhas atividades profissionais,mais pude ver como elas são tantas,e que na verdade preciso saber ainda muito mais.
Agradeço a professora,sua
paciência e sua atenção conosco. E que valeu todo o ensinamento e a motivação que deixou em mim, para que eu despertasse este meu lado adormecido.
Quero procurar fazer o mesmo com os meus alunos e se possível, acompanhá-los em grandes descobertas junto a tecnologia da computação.

Fernanda Vieira Ávila Pereira disse...

OLá pessoal:
Fiz uma postagem no lugar indevido, pois a contribuição que deixei como reflexão sobre o curso ficou postada em "colaboração em rede".
Abraço!

Ana Helena disse...

Olá, colegas!

O curso foi super significativo para mim e para meus colegas de trabalho daqui da E.M.E.B. Lauro Ribeiro, pois nos trouxe conhecimentos e motivação para utilizar as novas tecnologias que o laboratório de informática nos oferece. Não tenho como destacar uma produção trabalhada durante o curso como superior a outra, pois parece que todas tem o seu espaço dependendo apenas do objetivo que se deseja alcançar. Devido a minha função, no momento ser de caráter administrativo, não possuo uma turma para aplicar meus conhecimentos, mas agradeço as colegas que têm me permitido acompanhar os trabalhos desenvolvidos junto aos alunos.

Ana Marilda disse...

O curso foi muito interesante, já que tenho pouco contato com o computador e mesmo assim, consegui aprender muitas muitas coisas, ou seja, fazer blog, navegar na internet, enviar email, etc;agora vou providenciar o computador para que possa me sentir mais segura e trabalhar com os alunos.
Ana Marilda

Moema Storniolo disse...

Moema disse...

Hoje em dia fazer curso para aprimorar nosso conhecimento em relação a informática é de total importância.Temos que reciclar nosso saber em relação a todos os assuntos que nos permite evoluir e atualizar nosso conhecimento. Este curso veio proporcionar em minha vida profissional um leque de possibilidades sobre informática, partilhar informações, trocar idéias, solucionar problemas, buscar soluções e atualização foi tudo o que obtive do curso, só tenho a agradecer pela importânte oportunidade que me foi dada ao poder fazer este curso, intragir com colegas e com a ministrante do curso levando comigo muita bagagem para meus alunos e abrindo portas em relação a informática que me eram totalmente alheias.Sei que não devo e não quero mais deixar de inovar meu conhecimento em relação a este campo rico em informações e valioso em termos de qualidade.

Maria Denise R. da Silveira disse...

Os instrumentos tecnologicos são de extrema necessidade em nossas vida, para apriomorarmos os conhecimentos, criar amizades, interagir com o mundo, adoro novidades,inovações na sala de aula. Não pretendo parar de fazer cursos.