Testando Capzles

Formação Acadêmica

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Blog e suas características

Olá, pessoal! De acordo com o Guia do Aluno - ProInfo Integrado, na página 206, temos as seguintes informações sobre Blog:

Introdução

A Internet é uma grande provocadora de novos conceitos e atitudes e o blog e fotolog são a atual “febre” da rede, pois permitem ao usuário fazer diários, relatos on-line, expor pensamentos, emoções e pontos de vista, compartilhando tudo isso com outras pessoas em todos os cantos do mundo, numa interação de forma jamais vista.

O termo blog é um jargão derivado da união das palavras inglesas web (rede) e log (diário de bordo, onde os navegadores registravam os eventos das viagens, principalmente aqueles ligados ao clima).

No caso do blog, portanto, trata-se de uma abreviatura de web log, onde web representa a própria Internet, e log caracteriza os registros que são realizados pelo usuário do blog - o blogger, ou blogueiro. De uma forma geral e mais simplificada podemos considerar o blog como um diário eletrônico que as pessoas criam na Internet.

Algumas características dos blogs

O blog é definido como diário digital na Internet, que pode ser visto por qualquer pessoa e onde se pode disponibilizar pensamentos, idéias e produções (BliG - http://blig.ig.com.br; WebloggerBrasil, http://weblogger.terra.com.br); permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens e sons; e pode ter características semelhantes aos diários manuscritos.

Lejeune (2000, citado por Komesu, 2004, p. 114), menciona o tratamento dado ao tempo, ao espaço e à estética como características importantes dos blogs.

A relação de tempo está presente no cabeçalho e na data que antecedem o corpo do texto e na própria apresentação dos textos [em ordem de data, da mais recente para a mais antiga ou ao contrário].

Os blogs chegam a ser considerados como produções síncronas, em razão da quase simultaneidade entre o que se escreve, sua veiculação na rede e seu acesso por alguém que esteja conectado.

Quanto às questões de espaço, em geral, nas matérias publicadas, há menções a locais determinados, para contextualizar as experiências sobre as quais se escreve.

Sobre a estética [design ou layout], há alguns formatos disponíveis no próprio site que oferece o serviço e a hospedagem, o que facilita ao leigo a apresentação das idéias em seu blog utilizando os templates [modelos prontos para serem usados]. Esses modelos garantem uma estética muito próxima da utilizada em revistas e jornais, ou seja, texto em colunas, editoriais, imagens, comentários.

Agora você, busque na Internet, outras informações sobre os Blogs, e poste seu comentário, mas não esqueça de fazer referências aos sites visitados.

14 comentários:

Carla Becker Pertuzatti disse...

Ao visitar o blog da revista Época achamos muito pertinente o seguinte comentário "O blog abre as atividades da escola para pessoas de outros colégios, cidades e até países colaborarem. Isso amplia a visão de mundo da turma" .Além disso nivela um pouco as escolas públicas e as particulares.
Adriana e Carla

Adriana Bandeira disse...

De acordo com Blog da revista Época Achamos muito interessante o comentário"Os estudantes tendem a se identificar com o professor blogueiro. Se o aluno cria um blog, os professores têm um espaço a mais para orientar o aluno" fato este que já verificamos em relação ao orkut.
Adriana e Carla

Cleni Winkel Marques disse...

Na verdade ainda não entendi muito bem a real utilidade de um blog; portanto vou buscar mais informações sobre o assun to para então poder tecer comentários.

Elisabete Ribeiro disse...

O blog é muito interessante, pois promove a interação entre professores/estudantes/comunidade escolar.
Fizemos um blog na escola e foi muito gratificante o envolvimento dos estudantes e a forma como eles sentiram-se estimulados a criar.
Bete

Cleni Winkel Marques disse...

Eu concordo com a Bete, desde uma vez que os alunos tenham acesso a internet, o blog é muito produtivo.

Cleni Winkel Marques disse...

A principio nãoa tinha entendido muito bem a finalidade do blog, mas discutindo com colegas sobre o referido tema, entendi perfeitamente sua real importância na área educacional.

Prof. Luis Gravato disse...

O blog é um diário digital onde podemos compartilhar pensamentos, idéias, produções com links entre autores onde a cada nova postagem surge uma nova realidade, onde trocamos novos pontos de vista, onde torna-se possível novos pensares. O blog é uma janela para públicidade de nossos conhecimento e atividades, ampliando a relação entre escolas, alunos e professores. Pode ser uma ótima ferramenta de aproximação entre professores e alunos. Quanto mais contato tivermos com os mais variados blogs mais experiências e intimidade com esta ferramenta passaremos ter ficando a vontade para interagir com nossas experiências pessoais. Com um único porém das dificuldades de acesso, haja vista, a necessidade de disponibilidade de equipamento, é com certeza, como a colega Elizabete comentou:"...muito gratificante o envolvimento dos estudantes e a forma como eles sentiram-se estimulados a criar."

maura disse...

o blog é um instrumento muito interessante para a educação pois observo que isto pode ajudar muito no relacionamento da construção da aprendizagem aluno - professor

Ana Helena disse...

Com certeza, a proposta de um blog escolar conquistará vários novos blogueiros, pois além de altamente educativo me parece extramamente prazeroso.

Gilvana Coelho da Luz Machado disse...

O blog é bastante interessante, pois promove a integração entre professores, alunos e comunidade escolar nas atividades que estão sendo realizadas na escola.Em nossa escola todas as atividades realizadas pelos alunos e professores do currículo serão postadas em único blog o que permitirá uma interelação entre os projetos das diferentes séries.

Ana Paula Ziemer Camera disse...

O blog é interessante, pois através dele ocorre um intercâmbio de idéias que se complementam, a medida que sua visitição vai acontecendo. E a utillização do mesmo, no sistema educacional permitirá várias alternativas à comunidade escolar, podendo dentre tantas, oferecer uma disposição organizada dos projetos escolares, contribuindo,interagindo e repassando experiências e expectativas que já foram vivênciadas.

Moema Storniolo disse...

a respeito da utilização do blog, estou começando a buscar informações sobre este instrumento, pois tenho visitado vários e tenho achado muito interessante.

disse...

Olá
Pensando no blog e suas características, percebo que sua construção pelo aluno envolve aprendizagens em diversas áreas do conhecimento, como por exemplo o desenvolvimento do senso estético, a capacidade da leitura de imagens, o posicionamento crítico, a produção escrita a partir da expressão de idéias, sentimentos, conceitos, dentre outros tantos aprendizados, o que justifica e reforça a importância do trabalho com produção de blogs em nossas escolas.
Verônica

Escola Cecilia Meireles disse...

Antes de freqüentar o curso não tinha interesse pelos blogs, pensava que não havia conteúdos de meu interesse, engano meu. Há excelentes postagens, permitindo interações em diversos âmbitos (educacional, pessoal, entretenimento, entre outros - dependendo do interesse de cada um), proporcionando a aquisição e exploração de habilidades, muitas vezes, ainda não experimentadas. Posso afirmar que daqui em diante passarei a visitar diversos blogs que auxiliem meu fazer pedagógico e que me estimulem a criticidade e ter vontade reavaliar meus conceitos sobre educação, pois muitos deles possuem características instrucionais e reflexivas.