Testando Capzles

Formação Acadêmica

sábado, 20 de setembro de 2008

Blogs na educação - iniciando a discussão...

E os blogs na educação? Você já pensou nesta questão? Quais são suas idéias iniciais sobre a sua utilização dos mesmos com alunos? Que tal pesquisar sobre e aqui postar seu comentário? Estaremos aguardando sua contribuição.

19 comentários:

Lia disse...

Acho que os blogs são ferramentas bastante úteis no processo educacional. É interessante e novo para os alunos, o que os estimula a participar e também porque podemos colocar no blog atividades,pesquisas dos mais variados temas o que faz com que eles busquem informações para participar de uma maneira interativa.

naira lucia garcia disse...

Acho a idéia de usar o blog na educação muito boa, os alunos têm oportunidade de responder questões postadas pelo professor, emitir opiniões, debater assuntos de seu interesse, e principalmente aquele aluno tímido, que não gosta de apresentar trabalhos oralmente, terá provavelmente um melhor desempenho.

sara disse...

Embora eu ainda não tenha utilizado essa ferramenta, percebo que há um grande número de educadores que estimulam seus alunos a utilizarem os blogs. Penso que o blog é uma tecnologia rápida e prática que permite ao educando ser sujeito ativo no processo ensino-aprendizagem, tendo em vista as várias possibilidades que oferece, tais como: construção coletiva de textos, interatividade entre eles e o professor, entre outras.

Sarajane disse...

A oportunidade de utilizar os blogs faz com que haja mais interesse por parte dos alunos nas aulas, pois é um mecanismo muito apreciado por eles. Concordo, também, com a colega Naira acho que a internet faz com que as pessoas mais tímidas participem ativamente de seus recursos como: orkut, blogs, msn.

profª Maria de Fátima Caetano disse...

Acho que o blog é uma ferramenta muito importante no processo de ensino aprendizagem, pois permite atualizações rápidas, oferece muitos atrativos, pode ser escrito por um número variável de pessoas, possibilitando uma verdadeira aprendizagem colaborativa.

Jossemar de Matos Theisen disse...

Considero que os blogs podem proporcionar uma aprendizagem significativa com os alunos, desde que seja bem orientado e aborde assuntos que despertem o seu interesse.Eu ainda não utilizei em aula com meus alunos, mas pretendo desafiá-los a criar um blog, vou planejar um assunto literário para ser discutido.

Cacapereira disse...

Achei bastante interessante o estudo a respeito dos blogs, além de ser algo novo oportuniza estimular o aluno a participar do processo de discussão dos conteúdos trabalhados,interação e aprofundamento das informações.

Izabelcsr disse...

Acredito que o blog é mais uma ferramenta importante no ensino- aprendizagem de nossos educandos,pois permite aos mesmos serem sujeitos ativos neste processo, compartilhando idéias, interagindo com professores e colegas, entre outros.

Débora disse...

Penso que o blog é uma ferramenta que muitos alunos já conhecem, pois já criaram seu blog ou costumam visitar e fazer comentários nos mais diversos tipos de blogs disponíveis na rede. Devido a isso, já está mais do que na hora de explorarmos esse recurso, ampliando a discussão de um tema trabalhado em aula, postando trabalhos, realizando atividades online como o comentário de um texto ou de um vídeo, por exemplo.Então, colegas temos é de investir na formação continuada e trabalhar em conjunto.

Maninha disse...

Com a banda larga na escola, teremos a oportunidade de inserir os alunos que não tinham acesso a informática, o mundo dos blogs e com isso enriquecer os estudos através de troca de idéias entre alunos e professores, e como resultado melhorando o interesse e a aprendizagem.

Fátima Silveira disse...

Após tomar conhecimento da forma de criação de um blog, levei imediatamente como proposta a elaboração de um blog aos alunos das turmas com as quais trabalho,cujo objetivo é inovar alguns conteúdos que fazem parte do programa e divulgar os trabalhos realizados na escola. Estou surpresa com a empolgação demonstrada na elaboração da primeira atividade, talvez por ser algo novo e diferente dentro da nossa realidade. Temos ainda muitas tarefas pela frente, mas se o entusismo for o mesmo na conclusão desta etapa este terá sido mais um recurso que fará a diferença na minha prática pedagógica.

Profª Irací disse...

Adorei aprender a criar um blog;imagino que também os estudantes se acharão atraídos por essa forma de aprender.Criar é sedutor e, compartilhar nossa criação com colegas e professores nos dá um status de certo poder;de sermos autores, em vez de apenas reprodutores do que aprendemos.É charmoso emitir um comentário,uma opinião e receber retorno do nosso trabalho.Penso em utilizar essa ferramenta para futuras aprendizagens.

Gisele Caldas Emigdio Evaristo disse...

Sempre estou pesquisando na internet novidades para inovar minhas aulas e sempre encontro nos blogs atividades maravilhosas. Com tantas possibilidades pedagógicas o blog contribui positivamente no processo ensino-aprendizagem e aumenta a comunicação dos educadores e alunos.

Ana Marilda disse...

Acredito que os blogs na educação sem dúvida nenhuma são ferramentas úteis no processo educacional, pois irão motivar os alunos a participarem de debates sobre vários conteúdos.

Mara_Veiga disse...

O blog é muito para divulgar as ações pedagógicas da escola , dos professores e dos alunos. É um informativo de eventos onde mantém ligada todfa a acomunidade escolar. É uma ferramenta atrativa, estimulante para a leitura e pesquisas.

Prof. DILSON LUIS OLIVEIRA disse...

Acho extremamente interessante, pois pois os jovens em sua grande maioria que dispões de internet, já utilizam mecanismos de interação virtual, e é uma forma de transformar nossas aulas deixando-as mais atrativas, com a possibilidade de continuar o debate para além da sala de aula, proporcionando outros tipos de discussão, bem como, incrementando nossos conteúdos programáticos, com outras atividades.
No meu caso, já tive um site da área de História, mas por falta de recursos, tive de excluí-lo, no caso do Blog, torna-se mais fácil, pois não preciso pagar.

PROF LUISCAU disse...

acho a ideiamuito interessante, seria algo mais para a fixação e participação dos alunos em conteudos do dia-a-dia em que podemos fixar os conteudos com maior eficiencia.

Escola de Ballet e Grupo Ballet de Pelotas disse...

Foi surpreendente ver o interesse dos alunos ao comentar que nossa escola tinha um blog. Todos gostaram da idéia e ficaram empolgados. Tenho certeza que será mais uma forma de trabalhar e colaborar com a formação de todos.

Profª Niviane Schwartz disse...

A criação de blogs pelos alunos nas escolas pode ser uma ferramenta que dará oportunidade deles criarem, pesquisarem sobre assuntos de seu interesse e postarem em um espaço criado por eles, com a "cara" deles. Sendo assim sairemos de cima dos livros e daremos aos educandos uma ferramenta de infinitas possibilidades, de forma prazerosa e dinâmica. Não só os blogs, como também os sites de relacionamento e sites de bate-papo também poderão facilitar a re-aproximação do aluno com a escola.