Testando Capzles

Formação Acadêmica

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Sentimentos, angústias, vitórias,...

Olá, queridos colegas! Fiquem a vontade para colaborar ou não nesta postagem. Mas, ao encerrarmos nossos encontros presenciais – Curso Introdução a Educação Digital, gostaria que aqui postassem algumas palavras com relação ao desenvolvimento de nossos encontros (críticas, sugestões,...), bem como a trajetória de vocês. Como começaram? Como estão se sentindo após nossos 10 encontros presenciais e as atividades realizadas no estudo e prática?

E não deixem de visitar este blog, pois devo abrir um espaço para que continuemos a nos comunicar, tratando questões do Linux Educacional e atividades com alunos nas escolas.

A todos vocês, queridos cursistas, obrigada pela oportunidade de poder compartilhar alguns conhecimentos e com vocês muito aprender, visto que a cada dia estamos aprendendo.

Um abração a todos. Maritânia

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Algumas produções no curso

Olá, pessoal! Neste espaço, vamos compartilhar com os colegas, postando uma (ou parte de uma) de suas produções/reflexões realizadas durante o Curso Introdução a Educação Digital – 40 h – ProInfo Integrado, turmas: 1, 5, 7, 13, 14 e 15. Você poderá também, criar uma nova atividade e aqui postar, de acordo com as atividades desenvolvidas em nossos encontros presenciais ou atividades do Guia do aluno. Por favor, não deixe de identificar a que unidade se refere sua produção.
Dica: poderá ser uma postagem do fórum educarede, o conteúdo de um e-mail, um texto, conteúdo de uma apresentação, ou uma apresentação, uma postagem de seu blog,..., algo interessante.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Cooperação e interação em rede

Olá!!! Estamos agora tratando da Unidade 8 - Cooperação e interação em rede - ProInfo Integrado.
Acesse o seguinte link, pense sobre os questionamentos e contribua com seu comentário, neste blog.

http://www.slideshare.net/maritania.linux/cooperao-e-interao-em-rede-presentation

sábado, 20 de setembro de 2008

Blogs na educação - iniciando a discussão...

E os blogs na educação? Você já pensou nesta questão? Quais são suas idéias iniciais sobre a sua utilização dos mesmos com alunos? Que tal pesquisar sobre e aqui postar seu comentário? Estaremos aguardando sua contribuição.

Dicas para Blogger

Como estamos começando a elaborar blogs, será importante a troca de informações/dicas sobre o Blogger (www.blogger.com) – espaço gratuito para criação e hospedagem de blogs, facilitando nosso trabalho, enriquecendo nossas criações.

Começo com uma dica:

No item Layout você pode reorganizar os elementos de seu blog, bastando clicar e arrastar os mesmos.

Alguns tutoriais na utilização do Blogger:
http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf
http://tutorialdoblog.blogspot.com/2007/03/como-usar-o-tutorial.html

Aguardamos outras dicas.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Blog e suas características

Olá, pessoal! De acordo com o Guia do Aluno - ProInfo Integrado, na página 206, temos as seguintes informações sobre Blog:

Introdução

A Internet é uma grande provocadora de novos conceitos e atitudes e o blog e fotolog são a atual “febre” da rede, pois permitem ao usuário fazer diários, relatos on-line, expor pensamentos, emoções e pontos de vista, compartilhando tudo isso com outras pessoas em todos os cantos do mundo, numa interação de forma jamais vista.

O termo blog é um jargão derivado da união das palavras inglesas web (rede) e log (diário de bordo, onde os navegadores registravam os eventos das viagens, principalmente aqueles ligados ao clima).

No caso do blog, portanto, trata-se de uma abreviatura de web log, onde web representa a própria Internet, e log caracteriza os registros que são realizados pelo usuário do blog - o blogger, ou blogueiro. De uma forma geral e mais simplificada podemos considerar o blog como um diário eletrônico que as pessoas criam na Internet.

Algumas características dos blogs

O blog é definido como diário digital na Internet, que pode ser visto por qualquer pessoa e onde se pode disponibilizar pensamentos, idéias e produções (BliG - http://blig.ig.com.br; WebloggerBrasil, http://weblogger.terra.com.br); permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens e sons; e pode ter características semelhantes aos diários manuscritos.

Lejeune (2000, citado por Komesu, 2004, p. 114), menciona o tratamento dado ao tempo, ao espaço e à estética como características importantes dos blogs.

A relação de tempo está presente no cabeçalho e na data que antecedem o corpo do texto e na própria apresentação dos textos [em ordem de data, da mais recente para a mais antiga ou ao contrário].

Os blogs chegam a ser considerados como produções síncronas, em razão da quase simultaneidade entre o que se escreve, sua veiculação na rede e seu acesso por alguém que esteja conectado.

Quanto às questões de espaço, em geral, nas matérias publicadas, há menções a locais determinados, para contextualizar as experiências sobre as quais se escreve.

Sobre a estética [design ou layout], há alguns formatos disponíveis no próprio site que oferece o serviço e a hospedagem, o que facilita ao leigo a apresentação das idéias em seu blog utilizando os templates [modelos prontos para serem usados]. Esses modelos garantem uma estética muito próxima da utilizada em revistas e jornais, ou seja, texto em colunas, editoriais, imagens, comentários.

Agora você, busque na Internet, outras informações sobre os Blogs, e poste seu comentário, mas não esqueça de fazer referências aos sites visitados.

Conhecendo alguns blogs

No Guia do Aluno – ProInfo Integrado – Curso de Introdução a Educação Digital, temos uma atividade que tem como objetivo:

Ampliar seu repertório sobre os modelos e conteúdos abordados em blogs de outras pessoas, como base para construir o seu. Portanto, de acordo com a atividade proposta:


1) Leia o texto de Paloma Cotes, Quer aprender? Crie um blog (disponível em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.html). O texto discorre sobre como alunos e professores estão usando os diários na internet para partilhar dúvidas, estimular pesquisas e incentivar a troca de informações.

2) Visites alguns dos blogs da lista abaixo. São blogs de escolas, de professores e sobre tecnologia:

3) Há inúmeros outros blogs. Utilize os sites de busca para localizá-los, utilizando palavras-chave de assuntos de seu interesse.

Após as visitas, se desejar, poste um comentário, indicando pelo menos um dos blogs encontrados.