Testando Capzles

Formação Acadêmica

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O que são Blogs?

Atenção colegas das turmas 16 e 21! Vamos começar nossa Unidade 7 – Criação de Blogs, do Curso Introdução a Educação Digital?

Mas, o que são blogs?

De acordo com o Guia do Aluno – ProInfo integrado – Curso Introdução a Educação Digital:

O blog é definido como diário digital na Internet, que pode ser visto por qualquer pessoa e onde se pode disponibilizar pensamentos, idéias e produções; permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens e sons; e pode ter características semelhantes aos diários manuscritos.

De uma forma geral e mais simplificada podemos considerar o blog como um diário eletrônico que as pessoas criam na Internet.


Leia o texto de Paloma Cotes: Quer aprender? Crie um blog, disponível em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.html

Visite os blogs da lista abaixo. São blogs de escolas, de professores e sobre tecnologia:

• Sites e dicas interessantes para professores - http://of2edu.blogspot.com/
• Blog de escola - http://caicmariano.blogspot.com/
• Informática Educativa - http://jmzimmer.blog.uol.com.br/
• Lousa Digital - http://lousadigital.blogspot.com/

Há inúmeros outros blogs. Utilize os sites de busca para localizá-los, utilizando palavras-chave de assuntos de seu interesse. Após as visitas, poste um comentário, indicando pelo menos um dos blogs encontrados.

25 comentários:

Marilda disse...

Penso que é muito importante fazer uso destes recursos na educação para atrair o interesse dos alunos... bem que dizem por aí: "se não é possível vencer o 'inimigo', junte-se a ele"... por que não??????
Uma das escolas em que trabalho (Alcides de M. Lima)já possui um blog desde o ano passado, que foi criado pelo professor Thiago, também da área de Português. Querem dar uma conferida? http://cantinhodoalcides.blogspot.com
Marilda Vellar Augé

Fabiane disse...

Acho muito importante o professor aprender a utilizar o blog como ferramenta de ensino e aprendizagem.Adorei o blog criado pelos alunos da escola onde trabalho(E.E.E.B. Osmar da Rocha Grafulha-CIEP):
osmargrafulha.blogspot.com

Olgueti disse...

Os Blogs são formas inovadoras de ensinar e aprender, tanto para o professor como para o aluno. Mas, para que esse intercâmbio de conhecimentos aconteça é necessário que a escola disponha de um laboratório de informática conectado a internet. O que não acontece na escola onde trabalho, uma escola do campo com turno integral.

Olgueti disse...

Encontrei nesse Blog, excelentes sugestões de atividades para serem utilizadas em sala de aula.
http://cantinhoalternativo.blogspot.com/

Olgueti disse...

Encontrei nesse Blog, excelentes sugestões de atividades para serem utilizadas em sala de aula.
http://cantinhoalternativo.blogspot.com/

DeNa VaRgAs disse...

Penso que um Blog além de ser um Diário Online deve ser também uma ferramenta de informações e entretenimento.

Vera Nalerio disse...

Como este assunto é diferente para mim!!! Estou adorando aprender a fazer e a navegar por blogs, coisa que antes nunca tinha experimentado.

Catia Simone disse...

Acredito que os professores utilizando-se deste recurso (blogs), ficam mais próximo da realidade de seus alunos, conseguindo desenvolver uma aula mais produtiva.

Núbia Berny Mauch disse...

Projeto: VALORES

Encontrei nesse blog, sugestões de projeto interessante sobre o resgate de valores, onde a participação de mães na integração família e escola é o ponto alto.
http://cantinhoalternativo.blogspot.com

ROZANA PIRES disse...

A utilização do blog torna-se importante na medida em que aproxima a escola do aluno, visto que começa a falar a sua linguagem.
Sendo o blog considerado um diário eletrônico podemos colocar ao alcance de todos o dia a dia da escola inserindo-a ao meio.

ROZANA PIRES disse...

Visitei o blog da Escola Aimone Soares Carriconde junto com a minha coordenadora, achamos um máximo e vamos criar juntas um blog para nossa escola. (www.escolaaimone.blogspot.com)

denise2 disse...

Estou aprendendo a trabalhar com esse recurso, que é ilimitado. Navegava... e não entendia como funconavam os blogs. Agora estou começando a entendê-los. É fantástico

Maritânia Bassi Ferreira disse...

Olá pessoal!!! Gostaria que nestes comentários, postassem o endereço de algum blog que conhecem ou que encontrem em algum site de busca.

A quem já postou: obrigada pela colaboração.
Abraços.

anaisabel disse...

O blog é um recurso fantástico. Agora que já sei como utilizá-lo vou poder mostrar os trabalhos realizados pelos alunos, permitindo assim a integração das atividades escolares na rede.

anaisabel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cléa T. V. Krause disse...

Ao observar o blog AMIGA DA EDUCAÇÃO, vi diversas atividades realizadas por colegas de todo o Brasil e adorei os trabalhos, alguns serão copiados e também realizados,entrem no blog e de uma espiadinha, acho que vão gostar.




http://amigasdaedu.blogspot.com/

Claudia Andrades disse...

Tenho colocado em prática as dicas que tenho recebido, durante o curso, como jogos de frações e hoje localizei um blog interessante sobre matemática recreativa:

http://recreamat.blogs.sapo.pt/

Anônimo disse...

O Blog é um recurso que permite interagir de várias formas com os internautas. Na educação é importante ferramenta que auxilia o educador.
No Instituto Aimone/Arroio Grande/RS, onde trabalho temos um blog e nele são postados todos os eventos da escola. Acessem e participem com comentários.
www.escolaimone.blogspot.com
Abraços!
Nilda

Ana Cleonice disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Cleonice disse...

Adorei visitar os blogs, esse recurso é maravilhoso, facilitador e mediador entre a escola, alunos e a comunidade, pois através dele podemos mostrar os projetos que desenvolvemos.
A nossa escola tem um blog com todos os eventos, visite porque vale a pena.
www.escolaimone.blogspot.com
Também nesse blog: http://cantinhoalternativo.blogspottem muitas sugestões diferenciadas para trabalhar com os educandos.
Abraços!

elaine disse...

Aproximar-se do aluno e entender as suas maneiras de expressar-se é um desafio que nós, professores, precisamos vencer. Os bolgs são ferramentas que tornam essa terefa mais agradável além de nos divertir também.
Pretendo indicar a criação de um blog para que os meus alunos troquem informações e façam comentários sobre as atividades desenvolvidas em aula.
Tenho como dica um blog que achei bem interessante, pois as postagens deixam claros assuntos diversos e chamam a atenção de jovens de todas as idades, o blog tem como nome Olhei, Gostei e Bloguei, seu link é esse http://olheigosteibloguei.blogspot.com . Espero que gostem de minha indicação!

Luciana Henzel dos Santos disse...

O uso da internet e das ferramentas que esta proporciona como os blogges e os sites educativos são muito importante para interação de educandos e educadores. Gostei muito do site da revista época que coloca muito bem as vantagens de usar um blog como colei abaixo.
- Aproximar professores e alunos
Os estudantes tendem a se identificar com o professor blogueiro. Se o aluno cria um blog, os professores têm um espaço a mais para orientar o aluno
-Permitir maior reflexão sobre o conteúdo
-Quando o professor blogueiro expõe sua opinião, está sujeito a críticas e elogios. Com isso, reflete sobre seu trabalho e faz os alunos pensar mais sobre o tema proposto
-Manter o professor atualizado
O professor blogueiro busca em outros sites e blogs informações para compartilhar com os alunos. Isso o coloca em permanente reciclagem
- Criar uma atividade fora do horário de aula
-O estudo não fica restrito aos 45 minutos de sala de aula. Com o blog, o professor instiga os alunos a estudar mais. Eles buscam no blog desafios, exercícios e gabaritos
-Trazer experiências de fora da escola
-O blog abre as atividades da escola para pessoas de outros colégios, cidades e até países colaborarem. Isso amplia a visão de mundo da turma
-Divulgar o trabalho do aluno e do professor
-As produções do aluno ou do professor podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um incentivo para alunos e professores se dedicarem
- Permitir o acompanhamento
Com os blogs, os pais podem monitorar as atividades escolares dos filhos. E também ter acesso ao que o professor está ensinando. Isso não é possível com as aulas
- Ensinar linguagem digital
Ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade.

Janíci disse...

os blogs funcionam como uma forma de diário, isto é neles estaremos adicionando fatos e atos que praticamos ou que temos conhecimento no nosso dia a dia como educadores ou cidadãos para informar as pessoas que acessam ao nosso blog, aos nossos seguidores ou simplesmente aqueles curiosos que passam o dia fuçando para ver se encontram algo interessante, porém temos que ter o cuidado com o que postamos pois estaremos lançando isto na grande rede e as consequencias de uma informação incompleta, com duplo sentido pode causar transtornos sérios

Kátia Folha disse...

Trabalho na E.M.E.F. João da Silva Silveira no Monte Bonito em Pelotas, o blog de nossa escola e a nossa vitrine para o mundo. Está constantemente atualizado, com noticias sobre atividades da escola,de professores e da comunidade. Possui seguidores de várias nacionalidades, entre eles exalunos da escola que atualnente, moram fora de Pelotas e do pais, o que dá aos nossos alunos e a comunidade, uma visão do quanto a tecnoilogia pode nos aproximar, e que a escola é com certeza só o início para nossos alunos.
http://curiosidadesmil.blogpot.com
Kátia Folha

prof. Márcio Andrade disse...

A importância de escrever com regularidade num blog traz a vantagem da captação. O leitor sabe que aquele blog ou website é actualizado diversas vezes ao dia, então passa a fazer um esforço para o visitar com maior regularidade, produzindo igualmente mais comentários.
Muitos dos grandes blogs mundiais, como por exemplo o Gizmodo, escrevem cerca de 40 a 50 posts a cada 24 horas. Impressionante, né?
Há quem diga também que ao escrever muito está-se a gerar mais informação que pode ser indexada pelo Google. É sempre melhor ter 10000 páginas indexadas pelo Google do que apenas 100.
No entanto, escrever com relativa regularidade tem outras vantagens:

- A regularidade faz com que os seus leitores o visitam várias vezes ao dia;
- Mais conteúdo para indexar = mais tráfego vindo dos motores de busca;
- Mais conteúdo para ler é sempre sinônimo de mais pageviews no final do mês;
- O sentimento de que está a trabalhar forte e com objectivos.